Em comunicado divulgado nesta segunda-feira (31), a empresa informou que golpistas estão se fazendo passar pela Embasa e fazendo solicitações via WhatsAppp ou outros aplicativos de mensagens, orientando o pagamento das contas via PIX em uma chave que não pertence a empresa.
A Embasa tem orientado em seus canais de atendimento e redes sociais que o pagamento do serviço de água/esgoto por meio de PIX só pode ser feito mediante a captura da chave PIX da Embasa por QR Code atualmente impresso na 2ª via da conta.
“Se o cliente receber qualquer cobrança por WhatsApp ou outro aplicativo de conversa oferecendo a possibilidade de pagar a conta de água/esgoto por PIX, boleto ou transferência bancária, ele não deve pagar. A Embasa não fornece a chave para o pagamento por PIX por mensagens, nem envia boletos ou dados para transferência bancária. O acesso à chave para a transferência PIX vem na própria conta”, afirma o gerente de relacionamento com os usuários dos serviços da Embasa, João Ricardo Souza.
De acordo com o gerente, a partir de janeiro do ano que vem o QR Code para acesso à chave PIX da Embasa vai vir impresso na 1a. via da conta de água/esgoto e a empresa reforçará a divulgação junto a seus clientes.
Outro esclarecimento feito pela empresa é que o cliente que receber mensagens propondo o pagamento por PIX deve denunciar e bloquear o número na plataforma WhatsApp e, se cair no golpe, deve registrar os dados do golpista e denunciar em uma delegacia.
“Os golpes que chegaram ao conhecimento da Embasa, desde o início de agosto deste ano, foram denunciados por prepostos da empresa por meio de registro de um boletim de ocorrência em delegacia especializada em crimes virtuais”, explica.
O número de contato com a Embasa pelo WhatsApp é o (71) 9717-0999.
Blog do Valente
تعليقات