O governador eleito da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), disse que o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve compensar os Estados pela redução do ICMS sobre combustíveis, quando assumir a Presidência.
“É claro que temos a expectativa da devolução daquilo que coube aos Estados. Foi uma ação eleitoreira de Bolsonaro para tentar jogar a população contra os governadores. Estamos cumprindo a lei, mas a expectativa de receber o combinado está posto. O Lula haverá de fazer os estudos e nós não vamos colocar no colo dele essa responsabilidade de imediato. Temos que conversar e ver qual o plano de Lula para os Estados terem uma compensação”, disse Jerônimo, em entrevista ao jornal Valor Econômico.
O governador eleito contou ainda que fez três pedido para a sua equipe de transição. “Uma delas é a reforma administrativa. A segunda foi um diagnóstico de patrimônio, de obras e de orçamento para que possamos ver o que temos condições de fazer, o que devemos priorizar. E a terceira é um plano de trabalho apontando quais ações serão nossas apostas em 2023. Tenho certeza de que será um ano difícil, mas cuidaremos para ter muita responsabilidade fiscal neste primeiro ano de gestão”, declarou.
Metro1