Uma das propostas para a área da educação na Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT) afirmou que a implementação da abertura de escolas aos sábados e domingos vai ocorrer de forma gradativa no estado. A informação foi dada durante uma coletiva no município de Amélia Rodrigues, nesta segunda-feira (6).
“Nós não vamos começar isso nas 1.070 mil escolas. Era o que eu gostaria que acontecesse, mas a gente precisa preparar as escolas para isso, principalmente os servidores, os familiares e os prefeitos. (…) Essa semana a secretária Adélia deve anunciar a lista das escolas que a gente já vai começar. A intenção é que a gente possa ter em Salvador uma quantidade e em municípios que tem uma certa facilidade e cultura para isso”, relata o petista.
Para atender a nova demanda, foi montado um cronograma para que as escolas consigam receber os alunos aos finais de semana.
“O nosso desejo é que o estudante chegue de manhã na escola e que ele tenha um café da manhã. Dividindo em turmas, uma parte dos alunos vai para o reforço e a outra vai para atividades de laboratório, de esporte, de cultura. 12h eles vão fazer outra refeição e se a escola tiver condições de continuar, será feito mais um turno. Caso contrário, a gente garante até 13h ou 14h as atividades escolares. Nós devemos garantir, por exemplo, que a Educação Física seja feita uma parte nas escolas aos sábados, alguma atividade de laboratório seja feita no sábado”, revela Jerônimo.
O novo formato visa também oferecer alimentação aos alunos durante o final de semana. Segundo Jerônimo, a abertura de colégios aos sábados e, possivelmente aos domingos, vão “garantir refeição de qualidade aos estudantes não apenas durante a semana”.
Bahia.ba