Jacaré Notícias | Por Danilo Santos

Filadélfia mantém viva as tradições com a realização da queima de Judas


 A Prefeitura Municipal de Filadélfia, por meio da Secretaria de Administração, realizou neste final de semana a tradicional festa de queima de Judas no Sábado de Aleluia, nos povoados de Aguadas e Riacho das Pedrinhas que acontece tradicionalmente há mais de 35 anos.

O evento por mais simples que pareça ser, é de grande importância para o município, pelo fato de estar enraizado nas tradições do povo filadelfense, a prova disso é que este ano os povoados de Aguadas e Riacho das Pedrinhas, receberam visitantes de várias partes do município.

Como de costume, foi lido o testamento do Judas ao som de muitas risadas, após a leitura houve a tão esperada queima do judas e logo em seguida aconteceu a festa dançante ao som de Bandas Locais e Regionais que abrilhantaram os eventos das Comunidades.

Queima de Judas – É uma tradição vigente em diversas comunidades católicas e ortodoxas que foi introduzida na América Latina pelos espanhóis e portugueses. É também realizada em diversos outros países, sempre no Sábado de Aleluia, simbolizando a morte de Judas Iscariotes.

O prefeito Louro Maia fez questão de participar e compareceu nas duas localidades. “Essa é uma tradição de muitos anos, passada de geração para geração. Muitos dos que continuam com a queima de Judas em suas comunidades hoje, curtiram isso quando eram pequenos, para as crianças e adolescentes hoje em dia isso é novidade. A tecnologia se fortalece dia após dia, enquanto perdemos essas tradições e brincadeiras, por isso fazemos o possível para mantê-las vivas”, comentou o prefeito.

“A gestão Louro Maia trabalha para fazer acontecer esses eventos tradicionais e culturais em nosso município, inclusive realizamos diversos serviços de infraestrutura nos dois povoados para que tudo ocorresse com êxito”, frisou Batista, secretário de Administração.

Prefeitura de Filadélfia

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem